Sais de Schussler - A Teoria do Método Bioquímico de Schussler

A ideia sobre a qual a Terapêutica Bioquímica se baseia é a questão fisiológica, que tanto a estrutura e a vitalidade dos órgãos do corpo são dependentes de certas quantidades necessárias e à repartição adequada dos seus constituintes orgânicos. Estas permanecem após a combustão dos tecidos e formam as cinzas.
Os constituintes inorgânicos são, num sentido muito real, o material de base dos órgãos e tecidos do corpo, e são absolutamente essenciais para a sua integridade estrutural e atividade funcional. De acordo com a teoria de Schussler, qualquer perturbação no movimento molecular destes sais nas células nos tecidos vivos causada por uma deficiência na quantidade necessária, constitui a doença e esta pode ser eliminada e o equilíbrio necessário restabelecido pela administração dos mesmos sais minerais em pequenas quantidades. Supostamente isso é conseguido em virtude da operação de afinidade química no campo da histologia; e, portanto, este procedimento terapêutico é denominado por Schussler como o método Bioquímico e o destaque é colocado sobre o fato dele estar em suposta harmonia com os fatos conhecidos e leis em química fisiológica e ciências afins.
Experiências recentes feitas pelo Prof. Loeb, parece provar que as várias células de tecidos desintegram-se rapidamente na ausência da proporção adequada de sais de sódio, de potássio e de carbonato de cálcio que circulam no fluido, sendo a taxa normal de 100 moléculas de sódio, 2,2 moléculas de potássio e 1,5 moléculas de carbonato de cálcio. Qualquer variação saindo a partir desta proporção é seguida por uma degeneração mais ou menos rápida do protoplasma.
A manutenção de um metabolismo estável dentro da célula é devido à presença desses sais na proporção adequada no fluido, que circunda a célula. É, portanto, um processo de proteção. Eles mantêm uma espécie de equilíbrio fisiológico nos líquidos que cercam as células vivas e qualquer perturbação dessa inter-relação proporcional dos vários sais pode levar à doença e distúrbios fisiológicos.
Fonte: www.vithoulkas.com
Adicionar comentário